terça-feira, 8 de setembro de 2009

Consumidor usa mídias sociais para resolver problemas

Original - Digital Age 2.0

27 de Agosto de 2009
Consumidor usa mídias sociais para resolver problemas

Os consumidores usam as mídias sociais para pedir que seus problemas sejam resolvidos. Isso quer dizer que, se não houver interação com eles por esses canais, as empresas podem perder clientes, alerta Steve Rubel, vice-presidente da Edelman Digital e palestrante do Digital Age 2.0.

Em conversa com a plateia por meio de videoconferência, Rubel afirmou que a interação ágil com o cliente é uma das cinco tendências para o mercado digital. “As pessoas estão usando as ferramentas digitais porque querem ser ouvidas. Temos uma geração inteira que não usará um serviço '0800' para relatar seus problemas”, diz Rubel. Por isso, para garantir o sucesso, é preciso se preparar para ações rápidas na rede. O executivo cita o perfil do provedor norte-americano Comcast, no serviço de microblog Twitter, como caso eficiente na busca por interatividade - por esse canal, a Comcast atende aos clientes individualmente.



Em meio às tendências também está a reinvenção das mídias no meio digital. O grande número de jornais impressos que foram extintos nos Estados Unidos, segundo Rubel, mostra que “a mudança influenciará tudo o que é feito na área de publicidade”.

A terceira tendência apresentada é resumida pela frase “menos é o novo mais”. Rubel quer dizer, com isso, que “as pessoas estão se tornando mais seletivas quanto às informações que acessam e se aprofundam apenas em temas de seu interesse.”

A solução para veículos de comunicação e campanhas de marketing é a relevância. “Como são usados mais critérios para escolher o que acessar, as empresas devem engajar a comunidade, oferecendo aplicativos ou games, por exemplo”, diz.

Em termos corporativos, Rubel afirma que as empresas devem cultivar o relacionamento com o funcionário, que deve ser “estrela” e ter seu espaço - em comunidades virtuais, blogs e afins - para si próprio e para que se conecte com os clientes, que naturalmente se tornam mais seguros com o jogo aberto. Essa estratégia é uma tendência digital porque o executivo acredita que "precisamos ouvir de quatro a cinco pessoas para acreditarmos em uma informação”.

A quinta tendência é ter o poder de trazer o público até o produto. “É importante criar um conteúdo que possa ser encontrado”, resume Rubel. O especialista defende que o texto seja escrito de modo a ser encontrado mais facilmente pelos mecanismos de buscas.

Publicado por Lygia de Luca, às 11h47

Nenhum comentário:

Postar um comentário